Além de ser uma operadora com abrangência nacional e serviços cada vez mais qualificados, a Americanet tem investido continuamente na inovação. Prova disso é o Firewall Americanet, um dos produtos de maior destaque entre os oferecidos pela empresa. Isso porque, o sistema de segurança disponibilizado por ela é um dos mais robustos do mercado, garantindo uma maior proteção aos usuários.
Seja para proteger os próprios bancos de dados ou na oferta de cibersegurança aos seus associados, a Americanet tem uma ferramenta de bloqueio altamente eficiente. Quer saber mais sobre ela e como a sua empresa pode ser beneficiada? Então, acompanhe a leitura!
Acompanhe pelos tópicos:
- O que é firewall;
- Principais tipos de firewall;
- Qual a importância do firewall para as empresas;
- Firewall Americanet: conheça mais sobre o serviço da operadora.

O que é firewall
Antes de iniciarmos explicando quais os diferenciais do firewall Americanet dentre as opções do mercado, vale a pena entendermos com mais profundidade o que é, efetivamente, um firewall.
O nome “firewall”, como o nome indica, se relaciona com as portas “corta-fogo”. Elas são as responsáveis por impedir que o fogo ultrapasse determinados limites. E é exatamente isso que ele propõe: a criação de uma barreira que impeça a invasão de sistemas e dados de dispositivos.
O firewall é, resumidamente, uma ferramenta de segurança digital. Ele serve para impedir o acesso de usuários que não possuam autorização para adentrar determinados pontos ou sistemas. Por isso, ele funciona como uma barreira, protegendo seus dados de serem expostos a qualquer um que esteja conectado na rede externa, filtrando tráfego indesejado.
Principais tipos de firewall
Há firewalls de diversos tipos espalhados pela rede. Todos eles possuem a mesma funcionalidade protetiva, mas alcançam isso de formas diferentes. Por isso, não é incomum que as empresas combinem diferentes modelos, criando uma barreira protetiva muito mais poderosa.
O que determina o firewall ideal para a sua necessidade, são as características específicas de cada um. Para que entenda melhor as diferenças entre eles, trouxemos detalhes sobre os tipos mais usados. Veja:
Proxy
O firewall proxy é o que mais se assemelha à metáfora da parede, já que funciona como uma barreira que impede o acesso vindo de redes externas. Antes de permitir a “passagem”, ele analisa todos os dados e informações, tomando decisões com base em uma programação de segurança.
Apesar de eficiente, essa avaliação incisiva pode gerar atrasos nos processos, já que o firewall estará em constante análise de possíveis ameaças.
Com inspeção de estado
Esse é um dos tipos mais tradicionais de firewall, que funciona bloqueando acessos de acordo com o estado, o protocolo e a porta que o usuário traz de informação. Esse sistema analisa toda a ação, desde o início até o fechamento da conexão. O firewall de inspeção também é programado de acordo com o interesse do administrador.
UTM
O firewall UTM, também chamado de Gerenciador Unificado de Ameaças, unifica as ações de um firewall com inspeção de estado e um antivírus. Logo, ele apresenta um serviço mais abrangente, que além de impedir acessos suspeitos, também elimina ameaças de instalação de arquivos maliciosos.
NGFW
O NGFW é o conhecido firewall de próxima geração e, pelo nome, já dá indicativos sobre seu funcionamento. Esse tipo de firewall foi desenvolvido para a proteção que vai além da já conhecida para a ferramenta. O modelo NGFW identifica e bloqueia ameaças modernas, como malwares e ataques, por exemplo.
É comum que os firewalls NGFW apresentem as seguintes funcionalidades:
- Inspeção statefull;
- Prevenção de invasão;
- Reconhecimento e controle para detectar e bloquear arquivos nocivos;
- Atualização de informações;
- Técnicas previstas para lidar com ameaças em evolução.
NGFW focado em ameaças
O NGFW focado em ameaças traz as mesmas funcionalidades que o NGFW tradicional, porém tem uma orientação mais voltada para detectar e prevenir ataques maliciosos. Ele oferece as seguintes ações:
- Definir quais são os pontos mais vulneráveis no sistema;
- Reagir rapidamente aos ataques;
- Fortalecimento dinâmico de defesas;
- Detecção de atividades suspeitas;
- Redução do tempo entre a detecção da ameaça e a efetiva eliminação dela;
- Manipulação facilitada dos sistemas.
Qual a importância do firewall para as empresas
Agora que você já entendeu o conceito de firewall, ficou mais simples compreender o porquê são ferramentas tão essenciais para a segurança digital das empresas, não é mesmo?
Toda organização possui dados, informações, números, documentos, planejamentos e estratégias que ficam reservados em seus bancos e servidores. Cada um desses arquivos possui uma importância ímpar e, caso vazem, podem gerar problemas imensos como dar detalhes da operação para a concorrência, por exemplo. Além disso, caso haja alguma falha relacionada aos dados de clientes, pode haver necessidade de responder legalmente pela LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados.
Por isso, é fundamental ter uma ferramenta que proteja esse sistema, e ela é o firewall. Quanto mais robusto for o firewall instalado, com mais funcionalidades e barreiras protetivas, maior é o nível de segurança gerado. Isso, efetivamente, reduz os riscos de invasão, vazamento e roubo de dados.
Firewall Americanet: conheça mais sobre o serviço da operadora
A Americanet é uma operadora que, além de se preocupar em oferecer serviços de qualidade, também está engajada em proporcionar uma experiência positiva completa aos seus associados. Por isso, ela também disponibiliza o seu firewall para planos empresariais.
Um detalhe interessante é que o firewall Americanet usado pela própria operadora, é um dos mais qualificados do mercado. Tanto que, até hoje, ela não sofreu com qualquer tipo de vazamentos de dados de seus clientes, demonstrando a eficiência de seu sistema de segurança.
Esse mesmo firewall é ofertado para os seus usuários, principalmente, os de planos empresariais. Juntamente a outros serviços que otimizam a gestão empresarial, a Americanet desenvolveu o Simplifique 360º. Ele é um plano completo de funcionalidades telecom, que tem como objetivo tornar a atuação cotidiana ainda mais organizada e segura.
Simplifique 360º
Como dito, o Simplifique 360º é o pacote de soluções do segmento de telecom que a Americanet preparou especialmente para empresas. Ele engloba:
- Internet dedicada de 100MB, com link especial, conexão confiável e velocidade estável;
- Linha de telefone fixo E1 livre, com 30 DDRs, que são as ligações feitas por ramal;
- 20 linhas de telefone móvel, com cobertura 4G em território nacional, ligações ilimitadas e 6GB de dados móveis para serem utilizados em cada aparelho;
- PABX com possibilidade de expansão para até 30 ramais e discador. Além disso, é oferecido custo zero para ligações realizadas entre ramais, mesmo que estejam em prédios diferentes.
Além desses serviços, o Simplifique 360º ainda oferece o firewall Americanet, sobre o qual falamos no artigo. O modelo, do tipo UTM, é embasado no complexo de segurança digital da empresa, em seu data center e com redundância de links. Isso gera ainda mais eficiência na proteção dos dados da sua empresa.
Todos esses serviços possuem um custo de R$ 4.999,00 ao mês e contam com suporte 24 horas, 7 dias por semana.
Vale a pena investir no firewall da Americanet?
Se você quer segurança de verdade nos sistemas e servidores da sua empresa, o firewall Americanet é o mais indicado para você. Aproveite as condições empresariais que a operadora oferece e tenha internet de qualidade e muitos outros serviços voltados para otimizar a rotina do seu negócio.
Acesse o portal Americanet e saiba mais sobre os planos empresariais que ela desenvolve. Chame um atendente no chat, tire todas as suas dúvidas e se torne mais um dos milhares de clientes satisfeitos da operadora!