Kezia Nascimento

Como funcionam os antivírus? 

Com toda certeza você já ouviu falar sobre o uso de antivírus no seu desktop, notebook ou dispositivo móvel. Mas, você sabe, de fato, como os antivírus funcionam? Qual é a principal função e a importância deles? Não? Então, vem com a gente do Americanet que hoje nós vamos te explicar como eles funcionam!  

Você pode até não saber, mas nesse exato momento, enquanto você tenta ficar por dentro sobre como isso funciona, existe uma briga no mundo das redes acontecendo. Sim, o que conhecemos como vírus só estão esperando uma pequena brecha para adentrar seu dispositivo e deixar um pouco menos agradável. Ninguém merece isso, né? Para evitar os malwares, continue lendo esse artigo!  

Vá direto ao ponto de interesse: 

antivirus

O que são antivírus?

Antes de entendermos como eles funcionam, vamos entender o que verdadeiramente são os antivírus?  

Os antivírus são softwares que detectam, impedem e atuam na remoção de programas maliciosos, os famosos vírus e worms. Os antivírus são usados para proteger e prevenir dispositivos que estão conectados à rede de códigos ou vírus. O objetivo, afinal, é oferecer aos usuários uma navegação mais segura.  

Como minha máquina pode contrair um vírus? 

A verdade é que existem diversas maneiras do seu dispositivo acabar sendo infectado por um vírus. Pode ser através de um pendrive que já contém o vírus, através do acesso de sites adultos ou duvidosos, através do download de arquivos e programas que já estão infectados e muito mais. Os vírus e códigos, ao adentrarem sua máquina, tem por objetivo interferirem no bom funcionamento do dispositivo que você está usando. Eles podem registrar, corromper, destruir dados e transferir informações confidenciais para outras máquinas.  

Como funcionam os antivírus? 

A verdade é que, como dissemos anteriormente, enquanto você navega tranquilamente por aqui, existe uma enorme briga entre vírus e antivírus. Pode se perguntar como não ficar exposto a esse perigo, e, bom, a não ser que você isole completamente seu dispositivo, não se conecte a internet, não use pendrives e afins, você terá que enfrentar e entrar de vez nessa briga. É para isso que contamos com os antivírus. Vem entender melhor! 

Como o antivírus reconhece e elimina as ameaças? 

Primeiramente, se você já faz uso de um antivírus, é de suma importância que você o mantenha sempre atualizado. Isso porque os códigos e vírus não brincam em serviço e estão sempre encontrando jeitos novos de invadirem seu computador.  

Para você entender melhor, os antivírus funcionam como cães de guarda que ficam no seu portão, nesse caso, na porta de entrada do seu computador e outros dispositivos. Dessa forma, tudo o que deseja entrar, precisa apresentar um certo passaporte para ter a entrada liberada. Assim, existe uma lista de passaportes que não são permitidos, e, portanto, são vetados pelos cães de guarda do seu computador, sim, os antivírus.  

As empresas que fabricam os antivírus estão sempre de olho nos hackers que originam e passam a disseminar os indesejados pela web, por esse motivo, se você já faz uso de um antivírus, irá perceber que ele está em constante atualização. Isso mantêm a segurança do seu notebook, desktop, dispositivo móvel e tudo o mais que você tiver que está conectado à rede. 

A análise heurística 

Além do modo tradicional, os antivírus também podem agir com a análise heurística. Esse processo monitora de forma constante, as atividades do seu computador e entra em ação quando algum programa tenta modificar configurações já estabelecidas no seu sistema ou em arquivos importantes.  

Pelo fato de vírus inéditos surgirem todos os dias, a biblioteca pode acabar deixando passando algumas dessas ameaças. Por isso, o método de análise heurística é ainda mais seguro, pois ele descobre o invasor enquanto age ainda de forma silenciosa.  

Os arquivos em quarentena 

Por último, mas não menos importante, alguns arquivos infectados ainda podem ser enviados para uma espécie de prisão, a famosa “quarentena”. Essa opção serve quando um arquivo é considerado suspeito, mas o programa não o detecta enquanto vírus.  

Na quarentena, os arquivos ficam sob monitoramento até que a base de dados seja atualizada e possa detectá-los como vírus.  

Como podem existir casos de falsos positivos, alguns antivírus pedem, anteriormente, permissão do usuário para enviar o arquivo para a quarentena. Nesse caso, para que você evite maiores problemas, recomendamos que você faça uma busca minuciosa sobre o nome do arquivo em questão. Assim, em alguns casos você poderá evitar os falsos positivos, mas também poderá controlar o que entra em sem computador.  

Planos Americanet 

Mas, antes de achar o melhor antivírus para o seu computador, nada melhor do que ter uma internet de ponta que comporte tudo isso, né? 

Pensando nisso, convidamos você para acessar o site da Americanet e conferir nossos planos e combos que possuem diversos benefícios como, por exemplo, ligações ilimitadas, fibra óptica, Wi-Fi grátis, e claro, tudo isso com valores que cabem perfeitamente no seu bolso! 

Não vai perder tempo, né? Acesse, agora mesmo, o nosso site e fale com um de nossos atendentes para tirar todas as suas dúvidas e escolher o melhor planos para você assinar.  

Estamos esperando por você! Venha para o melhor!