Emi Luara

Brasileiros usam o celular em 1 terço do seu dia acordado

Atualmente, os celulares substituem as principais ferramentas para o cotidiano dos usuários e, até mesmo, seus passatempos. Além disso, os aparelhos se popularizaram extremamente, sendo que é uma raridade alguém não depender, pelo menos um pouco, desses dispositivos móveis.

Nesse sentido, nós, da Americanet, trouxemos para você os principais dados sobre o uso desse aparelho, ao mesmo tempo útil e viciante, no Brasil. Vem com a gente!

Vá direto ao tópico de seu interesse:

Pessoas no celular
Pessoas no celular

O uso do celular

Segundo a empresa de análise de mercado digital e consultoria “App Annie”, os brasileiros tiveram uma média de mais de cinco horas diárias de tempo no celular em 2021. Em outras palavras, foram analisados 17 países, e a análise foi baseada no volume do uso de celulares. Por fim, os dados para análise foram coletados em lojas de aplicativos para dispositivos móveis.

Nesse sentido, o Brasil ficou em primeiro lugar, junto a Indonésia, antecedendo nomes como Coreia do Sul, México, Índia, Japão, Turquia, Singapura, Canadá, EUA, Rússia, dentre outros. Contudo, o Brasil está próximo à média global de mais de quatro horas diárias no celular, observada pela empresa em 2021.

Além disso, a média global subiu 30% desde 2019. Ao considerar uma noite de sono de oito horas, o brasileiro passa, em média, um terço de seu tempo acordado, no celular.

Downloads de apps

Ainda segundo a pesquisa, foram 230 bilhões de downloads de apps no ano de 2021, ao redor do  mundo. Ademais, os gastos foram de 170 bilhões de dólares, o que equivale a 940 bilhões de reais.

O aplicativo mais instalado no ano de 2021 foi o TikTok, uma crescente entre os jovens e demais públicos. Famoso por dancinhas, desafios e esquetes, o aplicativo também alcança por receitas, vídeos de “como fazer” e curiosidades para cada nicho. Dessa maneira, os usuários passaram 90% de tempo a mais no app em relação a 2020.

Por último, na análise, a expectativa é de que o app continue crescendo e alcance mais usuários.

Tendências de apps

Sobretudo, a análise dá destaque a alguns tipos de apps que chamam atenção pelo tempo de uso e pelo número de downloads. Isso porque, no período pandêmico, alguns nichos de aplicativos se popularizaram e estouraram em instalações. Abaixo, citamos os que mais se destacaram.

Apps de finanças

Em primeiro plano, apps de finanças não são os mais populares mundialmente. Entretanto, no Brasil, eles foram os que mais tiveram crescimento nos últimos anos.

Assim, entre os brasileiros, o crescimento foi de mais de 100%, com destaque no aumento do uso dos apps de bancos e transações digitais, como o Nubank, por exemplo.

Apps de compras

Juntamente ao tempo de pandemia, os apps de compras online se popularizaram cada vez mais. A análise coloca essas mudanças sociais que vieram com o processo pandêmico.

Nesse sentido, o maior crescimento desse nicho foi registrado em Singapura, Indonésia e no Brasil. Simultaneamente, de forma internacional, os usuários passaram a gastar muito mais tempo de uso nos aplicativos de compras, resultando em mais de 100 bilhões de horas gastas no mundo todo.

Apps de entrega

Primordialmente, também conectado ao período pandêmico, os aplicativos de entrega cresceram consideravelmente, com um aumento de 50% em relação ao uso em 2020. Logo, os usuários que realizaram quarentena e isolamento social, representam grande parcela do crescimento.

Apps de saúde

De antemão, os apps de saúde, bem-estar e exercícios físicos também se popularizaram. Visto que os usuários não puderam sair de casa para se exercitar, precisaram encontrar alternativas online para cuidar da saúde física e, também, mental.

Apps de controle da Covid-19

Por fim, os aplicativos criados pelos países para controlar o vírus também se popularizaram. Aliás, um exemplo disso é o Conecte SUS, o aplicativo brasileiro criado especialmente para controle das informações de vacina e passaporte vacinal.

Planos Americanet

E então, quais desses apps você ajudou a popularizar nesse período? Você faz parte do grupo de pessoas que utiliza muito o celular? Aproveite os planos Americanet! Utilize a melhor internet para realizar suas atividades favoritas em seu aparelho móvel.

Assim, ao selecionar o plano ideal, você garante rápida instalação, atendimento 24 horas e internet ilimitada. Conheça os Planos Americanet e escolha o combo que mais combina com as suas necessidades.

Por fim, se interessou pelo tema? Fique por aqui para ter acesso a esse tema, outros assuntos relacionados e os melhores planos de internet.